Reflexões

   

ELE TE OUVE



"Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos". Sl 18.6

O Senhor está sempre atento ao que se passa em minha vida. Tal como o salmista, eu também tenho sido alvo das misericórdias e do amor de Deus. Tenho plena convicção que com você nunca foi diferente, pois Ele é fiel e tem, desde os primórdios da eternidade, confirmado isso.

Muitas vezes somos abatidos pelas circunstâncias. A desesperança ronda nossa vida, permeia nossas emoções e aprofunda as nossas fraquezas. Isto no entanto, não significa que não temos fé, ou que a fé algo circunstancial e passageira. Pelo contrário, Deus conhece nossas fraquezas, nossa vulnerabilidade e nossa inconstância, sabe perfeitamente de tudo que somos, pensamos e fazemos. Portanto, não há mal algum em clamar a Deus por socorro, em pedir para que aumente nossa fé para que possamos enxergar as circunstâncias com os olhos do céu. Ele sabe tudo sobre cada um de nós. Somos prioridade na agenda de Deus. Promessa d’Ele: “invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Sl 50.15). Portanto, não se sinta culpado quando a sua fé está fragilizada. Alimente-se da Palavra e procure manter-se ligado à Videira. Seus frutos serão restabelecidos, sua vida voltará a ter sentido e você se sentirá amado por Deus novamente, pois nada, absolutamente nada, pode nos separar do amor de Deus.

Que o Senhor te abençoe e guarde em nome de Jesus.   


ORAÇÃO: Pai de amor. Aumente a minha fé. Permita-me vive-la em plenitude. Muitas vezes sinto-me inseguro diante as adversidades e esqueço da Tua fidelidade. Perdoa-me, meu Senhor. Obrigado por saber que minha esperança está em Ti, que embora momentaneamente enferma, minha fé continua viva. Verdadeiramente viva. Te amo, Deus. Oro em nome de Jesus, o Senhor de minha vida e Salvador de minha alma. Amém!



 APENAS CONFI

 Todas as coisas cooperam para o em daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito. (Rm 8:28)

Nós, seres humanos, temos uma tendência muito grande a valorizarmos o erro, algo que não aconteceu da maneira como gostaríamos, ou os momentos difíceis da vida, as tristezas enfim, exatamente aquilo que deveríamos procurar esquecer. É natural que sintamos a dor do momento, que vivamos experiências desoladoras, mas daí a cultivar tal sentimento e trazê-lo à memória a todo instante, não é a maneira mais saudável de viver a vida.

Por traz de cada situação aflitiva sempre existe um aprendizado para a vida. A Bíblia nos ensina que nada em nossa vida acontece por acaso. Sempre há um propósito, um aprendizado a ser assimilado por nós, ou qualquer outro fator de crescimento, de amadurecimento, enfim, algo positivo a aprender. Por isso, devemos sempre estar prontos e abertos a enxergar além do que as circunstancias evidenciam.

Caso você ainda encontre dificuldade de entender, recorra ao auxilio do Senhor. Peça-Lhe que evidencie o porquê de ter acontecido desta forma. Mas, se mesmo assim você não alcançar entendimento, simplesmente confie de que exista algo bom e proveitoso além do que seus olhos podem contemplar, pois sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam.

ORAÇÃO

Pai de amor. Muitas vezes não entendemos o que acontece em nossa vida, ou as razões pelas quais, isso ou aquilo se passou desta ou daquela maneira. No entanto, Senhor, Tua palavra nos mostra que podemos e devemos confiar em Ti, pois sempre haverá algo de proveitoso para nós, independente das circunstancias. Por isso, Senhor, aumente a minha fé e permita-me descansar sob seus braços. Em nome de Jesus. Amém.



Quando foi a última vez que você disse: 
"Eu te admiro?"

“Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo”. (Pv 16.24)

Cada dia torna-se mais comum depararmos com pessoas que sofrem em meio à “solidão coletiva” em que estão inseridas. Pessoas que sentem falta de manifestações de carinho e atenção, apesar de viverem próximas, muitas vezes, de parentes e amigos que não lhe veem, não lhe percebem, não lhe valorizam. Pessoas que olham nos olhos do outro na esperança de serem notadas, no entanto, como um óvni, retiram-se subitamente, sem saber por que a indiferença permeia sua vida. Pessoas que aguardam incólume e silenciosamente o afago que não chega e, por isso, como ostras, recolhem-se em seu mundo interior e sofrem cada vez mais.
O verso em referência põe em nossas mãos, não apenas a possibilidade, mas, sobretudo, a responsabilidade de ajudar essas pessoas. De fato, não nos custa nada expressarmos palavras que as farão se sentirem melhores, que as possibilitarão ver a vida de uma forma mais amena, mais humana, mais prazerosa. Interessante, é que muitas vezes, sem que percebamos, expressamos isso a estranhos, com os “de fora”, com aqueles que, sem qualquer comprometimento ou cumplicidade conosco, fazem-se presentes em nossa vida por alguns momentos e ausentes, quando bem lhe aprouver.
Que bom será rever essa postura! Se olharmos para dentro de nós e percebermos que podemos e devemos fazer pela vida do outro aquilo que nós tanto queremos para a nossa – ser amado, admirado e respeitado – sem qualquer conotação soberba.
Creio, verdadeiramente, que a depressão pode ser afastada da vida de muitas pessoas, se colocarmos em prática o que o sábio nos deixou por legado, e se fizermos das "expressões que abençoam", nosso novo estilo de vida. Por que? – Porque “palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo”.Pv 16.24
Pense nisso!


 A INSENSATEZ DA FORTUNA

A Bíblia mostra uma parábola contada por Jesus, de um homem que se preocupava muito em trabalhar. Mais do que isso. Seu objetivo de vida era juntar fortuna. Interessante é que a Bíblia não diz que esse homem queria juntar fortuna de forma ilícita. Não!!!. Pelo contrário, ou seja, através do trabalho.

Embora isso seja algo aparentemente natural, algo que a maioria das pessoas pensam e desejam, a Bíblia nos mostra o grande erro que estamos sujeitos caso não saibamos dosar a busca dessa conquista.

A vida daquele homem se resumia em trabalho. Os valores que ele defendia eram enganosos, ilusórios. A vida é mais do que simplesmente dinheiro. Muito mais! A vida não se resume na abundância ou escassez financeira.

Existem muitos outros valores na vida os quais não podemos “abrir mão”. Entre estes, estão a Família, as Amizades, o Lazer, e, claro, nossa Vida Espiritual. Afinal, de nada adianta gozarmos a vida sem nos preocuparmos com o destino de nossa alma.

Infelizmente, muitas pessoas têm vivido assim, tornando o “trabalho” seu principal objetivo de vida, priorizando-o, ainda que seu relacionamento com Deus, com a família, e demais coisas sejam inteiramente prejudicados. Outras, buscam fortuna, através do ganho fácil, prejudicando pessoas, burlando a lei e tangenciando a ética.

A parábola contada por Jesus mostra que aquele homem não tinha razão para querer tantos bens. Sua fortuna já era imensa, à ponto de não conseguir guardar e administrar tudo. Mas ainda assim, ele queria mais.

Muitas pessoas hoje podem não ter a mesma fortuna daquele homem, mas pensam como ele... Não querem envolvimento com nada que não lhe traga vantagens ou retorno financeiro.

Muitas pessoas hoje, pensam agir corretamente ao dedicarem–se exclusivamente ao trabalho, sem usufruir de outras graças concedidas a elas, por Deus. A família, esposa, marido, filhos, são dádivas de Deus. A oportunidade de nos relacionar com outras pessoas, de fazer amizades, de cultivá-la pra mantê-la viva e saudável, também são dádivas de Deus. É graça, amado(a)!!!

Não há problema algum em você planejar sua aposentadoria, muito menos em buscar ter recursos suficientes para desfrutar de uma velhice tranqüila. Isso não é insensato. Aliás, é sábio. Insensato, é você achar que a vida se resume nisso: “Ganhar dinheiro”; Insensato, é você pensar que a vida de um homem consiste na abundância dos bens que possui; Insensato, é você priorizar qualquer coisa em sua vida que não seja o cuidado de sua vida espiritual, sua relação com Deus.

Fuja do engodo de pensar que primeiro você precisa acertar a sua vida pessoal para depois servir a Deus. Não caia no erro de achar que primeiro você precisa garantir seu futuro para, depois, pensar nas coisas de Deus. Sabe por que? – Porque seu futuro, pode não chegar... , a história de sua vida pode estar prestes a receber um ponto final, mesmo que você queira escrever muitos outros capítulos.

O futuro daquele homem chegou bem antes do que ele esperava. Enquanto pensava em como gastar a fortuna que juntara, ele foi surpreendido por Deus ao ouvir: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será”?

O homem rico nessa história morreu bem antes que pudesse começar a desfrutar dos deleites de tudo quanto havia conquistado. Se aquele homem lesse as Escrituras saberia que o sábio já nos advertia que saímos nus do ventre de nossa mãe e, assim voltaremos. Nenhum fruto de nosso trabalho podemos levar quando morrermos.

O maior bem que uma pessoa sábia e sensata pode e deve almejar é a Salvação de sua alma. E para isso, você não precisa gastar um centavo sequer do que ganhou até hoje. Ela é gratuita. Pelo menos para nós, povo escolhido de Deus.

Nosso objetivo não é amedrontá-lo, muito menos aterrorizá-lo diante das circunstâncias, mas sim, despertá-lo imediatamente para a necessidade de cuidar de sua vida espiritual, de confrontá-lo com o desfecho de sua história aqui...

A história de sua vida, cabe à você escrevê-la. Mas o ponto final dessa história, quem coloca é Deus. E não sabemos quando Ele o fará. Portanto, não adie a sua decisão de seguir a Deus. Tome uma posição, agora, já, pois amanhã ou daqui a pouco, pode ser tarde demais.

Se você quiser tomar esta decisão agora, garantir um lugar no céu, junto com Jesus, com os anjos, arcanjos, com os querubins, com seus familiares e amigos que partiram dessa vida crendo que Jesus era o filho de Deus que morreu e ressuscitou por amor a nós, e, por isso, o confessaram em vida como Salvador de sua almas, ore comigo, aí mesmo onde você está:

Senhor Jesus, eu creio verdadeiramente que tu és o Filho de Deus, que veio viver entre nós, para cumprir os propósitos de Deus. Eu creio, Jesus que o Senhor venceu a morte ao ressuscitar dentre os mortos.
Por isso, eu abro meu coração e peço que o Senhor entre em minha vida, e dela seja Senhor, e de minha alma, seja o Salvador.

Perdoe, Jesus, os meus pecados e faça em meu coração, morada.
Amém.

Se você fez essa oração, de todo seu coração, com sinceridade e intensidade, saiba que você já recebeu Jesus em sua vida. A partir de agora, seu nome está escrito no Livro da Vida. Procure ainda hoje uma igreja evangélica e peça ao Pastor ou a qualquer membro da Igreja para auxiliá-lo na sua caminhada espiritual.


Que o Senhor te abençoe e te guarde.

 
JESUS TE QUER DE VOLTA AO APRISCO

A Bíblia conta uma história muito interessante. Estou me referindo à passagem descrita no Evangelho segundo São Lucas 15:1-7 (Parábola da Ovelha Perdida).

Aliás, era muito comum Jesus fazer uso de Parábola para ensinar o povo. – O que é uma Parábola? - Resumidamente, uma história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus. Para se ter noção de como era habitual Jesus usar parábolas para ensinar, os Evangelhos registram 44 dessas Parábolas. Nessa oportunidade, vou me deter à Parábola da Ovelha Perdida.

Também era comum encontrar Jesus rodeado de uma multidão. Os ensinamentos preciosos que graciosamente fazia, atraía um número de pessoas para ouvi-lo que despertava a curiosidade de muita gente, principalmente dos líderes religiosos da época, que uniam-se para criticá-lo por alguma coisa, ou para tentar descobrir algo que pudessem incriminá-lo.

Dessa vez não foi diferente. Enquanto Jesus falava ao povo, diz a Bíblia que aproximaram-se de Jesus todos os publicanos e pecadores que estavam por perto. Os Publicanos eram judeus, normalmente desonestos, que cobravam impostos para o governo romano, ou seja, alguém que trabalhava contra o seu povo, à favor de um governo estrangeiro e, ainda por cima, geralmente desonestos.

Esses publicanos achavam que eram melhores do que os outros. Inclusive, criticavam Jesus por comer junto com os pecadores, por conversar com prostitutas, enfim, por se misturar com pessoas que, segundo eles, não eram dignas de atenção e respeito.

Mas à despeito do que falavam ou pensavam, Jesus dava continuidade às suas mensagens, mostrando a todos que Deus os amava profundamente; que Deus ficava muito feliz quando alguém entendia esse amor e se arrependia dos seus pecados.

Dizia Jesus que um homem tinha 100 ovelhas. De repente uma delas se desgarrou e se perdeu do grupo. Quando o homem percebeu a falta de uma das ovelhas, deixou todas as outras no deserto onde estavam e saiu imediatamente à procura da ovelha perdida.

Depois de procurá-la incansavelmente, achou-a. Procurou até encontrar. Quando a encontrou, colocou-a sobre os ombros e ficou muito feliz, alegre, por não tê-la perdido.

Juntou-se novamente ao restante do rebanho e foi para casa. Chamou os amigos, parentes, vizinhos e comemoraram o resgate da ovelha que se perdeu. Todos se alegraram. Todos ficaram felizes.

A seguir, Jesus disse que ocorre a mesma alegria no céu. Deus igualmente sente-se feliz e alegre, toda vez que um pecador se arrepende. Muito mais do que pela permanência de 99 justos que não necessitam de arrependimento.
Quem sabe você é como essa ovelha perdida; a ovelha que se desgarrou do amor de Deus, que anda distante de Deus, por caminhos opostos à vontade de Deus?

Quem sabe você não está aí, sofrendo, sentindo-se abandonado, com um vazio dentro do coração que nada ou ninguém consegue preencher?

Quem sabe você está agora sem saber que caminho tomar, o que fazer para sair dessa situação angustiante em que você se encontra?

Quem sabe você se sente tão pecador a ponto de achar que Deus se esqueceu de você, que sua vida não tem sentido, ou que a saída que você tem é aceitar passivamente os infortúnios e dissabores da vida?

Eu tenho uma excelente notícia para você. Você pode ter de volta, tudo aquilo que perdeu. Jesus quer pegá-lo pelos braços, colocá-lo por sobre os ombros e trazê-lo de volta à vida.

Tudo o que você precisa fazer é se arrepender de seus pecados. Reconhecer que sem Jesus, sua vida, de fato, não tem sentido. Sem Jesus, o vazio existencial que você sente continuará a te importunar... Sem Jesus, você não achará o sentido da vida. Sozinho, a felicidade permanecerá distante de você. Seus prazeres continuarão sendo passageiros e incapazes de te preencher.

Portanto, não deixe escapar a oportunidade de ser feliz. Jesus está chamando você de volta à vida. Jesus quer celebrar, no céu, a sua vitória com os anjos, arcanjos, querubins, serafins...

Não obstrua a sua felicidade, nem tampouco, impeça que Deus celebre-a com uma grande festa no céu por amor a você. Reconheça que você é pecador, que está perdido e distante de Deus e permita-se ser verdadeiramente feliz.

Se você deseja ser ovelha do aprisco de Deus, viver vitoriosamente, faça aí mesmo onde você está, com toda sinceridade de seu coração a seguinte oração:

- Senhor Jesus, eu me arrependo pelos pecados que tenho cometido ao longo de minha vida. Eu quero que o Senhor me ajude e me faça uma nova pessoa. Eu te peço que entre definitivamente em minha vida e em meu coração. Seja o Senhor de minha vida e o Salvador de minha alma. Muito obrigado por jamais ter desistido de mim, muito obrigado por mais esta oportunidade que o Senhor me concede de ser feliz. Cumpra em mim à Sua vontade.

Se você fez essa oração de todo o seu coração, você acabou de receber Jesus em sua vida. Simples assim. O Evangelho é simples! O amor de Deus é simples e inexplicável!.

Vá ainda hoje a uma igreja evangélica onde a Palavra de Deus é proclamada sem distorções e procure o Pastor ou qualquer irmão da Igreja e diga que você está precisando conhecer mais sobre o amor de Deus. Certamente você será acolhido.

Deus te abençoe. Hoje e sempre.

 
UM CICIO TRANQUILO E SUAVE


Não é raro encontrar nos dias de hoje, pessoas desejosas de ouvir Deus falar com elas. Pelo contrário. A cada dia este número se agiganta, principalmente entre os cristãos.

Não menos raro é encontrarmos pessoas que tem o hábito de buscar ouvir a voz de Deus somente em grandes encontros, grandes reuniões, nas Igrejas, em Conferências e Congressos, através de líderes renomados, enfim, através de notórias e públicas manifestações de Deus.

Quando não conseguem ouvir Deus, frustram-se. Algumas, até, chegam a pensar que Deus as abandonou, que não se importa com elas. Será isso verdade?

A Bíblia registra uma passagem muito interessante, capaz de fazê-lo perceber que está redondamente enganado se pensa assim. Vamos ao texto: 1 Rs 19:11-13.

11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; 12 depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. 13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? (1 Reis 19:11-13 RA)

Esse texto nos ensina uma forma de interagir com Deus bem diferente daquelas tão proclamadas hoje em dia. A cada dia, temos visto e ouvido pessoas afirmarem que tiveram uma experiência com Deus em momentos grandiosos, espetaculares, quase cinematográficos. Dificilmente presenciamos um relato em que Deus tenha se manifestado a alguém mediante algo brando e suave. É como se isso não acontecesse. Como se essa não fosse a forma pela qual Deus se manifestasse a nós. Mais ainda. Como se Deus só falasse com alguém, em momentos grandiosos, bem alto (para que todos ouçam), enfim, em momentos públicos, na presença de um grande auditório.

Não é assim! Não existe uma forma exclusiva da manifestação de Deus. Eu não duvido que essas pessoas tenham tido, de fato, uma experiência com Deus. Absolutamente. Sei que Deus também se faz presente em momentos de grande agitação, de alvoroço até. Tenho consciência que Ele também se manifesta publicamente, independente do tamanho do auditório. Afinal, foi assim em Pentecostes...

O que eu quero dizer é que esta não é a única forma pela qual Deus pode se manifestar a nós, muito menos que precisamos buscar estes “grandes encontros” para ouvir Deus. O texto em referência mostra isso.

O contexto deste texto registra o momento em que Elias havia acabado de experimentar duas grandes vitórias espirituais: Uma foi a vitória que tivera sobre os profetas de Baal. Ele havia matado a todos que intentavam contra Deus. Outra, foi a resposta que tivera de sua oração, quando pediu ao Senhor que mandasse chuva após 3 anos e meio de seca.

Mesmo assim, Elias temeu uma mulher chamada Jezabel. Ela havia investido muito dinheiro com aqueles profetas, que tinham por trabalho, divinizar o rei e a rainha e ajudar a perpetuar o seu reino. Jezabel estava enfurecida com Elias. Por isso prometeu matá-lo.

Elias, após ser avisado que Jezabel o mataria em até 24 horas, em fuga, caminhou por um dia até um lugar chamado Berseba. Ali, ele descansou sob uma árvore. Elias estava deprimido, a ponto de pedir a Deus à morte. Enquanto dormia, Elias foi tocado por um anjo que lhe ordenou que se alimentasse para uma longa caminhada que teria que fazer. Já fortalecido caminhou por 40 dias e 40 noites cerca de 320 Km até o monte Horebe.

Para abrigar-se, Elias entrou numa caverna e, ali, passou a noite. Enquanto estava lá, solitariamente escondido, ele ouve a voz do Senhor a perguntar-lhe: Elias, que fazes aqui? Note que Elias não estava em nenhum evento público, muito menos cercado de pessoas. Não! Ele estava só.

O texto descreve a sutileza desse encontro. Mostra que o Senhor não estava em meio ao vento forte que fendia os montes e despedaçava as penhas. Depois do vento, houve um terremoto e Elias ali, dentro da caverna. Diz o texto que o Senhor também não estava no terremoto. Como se não bastasse, depois do terremoto veio o fogo, mas o Senhor também não estava no fogo. A bíblia diz que depois de tudo isso, surgiu um cicio tranqüilo e suave. Agora sim, Elias encontra o Senhor.

O que é um cicio? – Cicio, é um som brando, como o da viração nos ramos das árvores. É um murmúrio das palavras em voz baixa.

O que eu quero dizer com isso? Na realidade eu quero dizer a você que para ouvir a voz de Deus, muitas vezes é preciso você estar em silêncio. Elias pode perceber que o Senhor não se revela apenas de maneira poderosa e milagrosa.

Esperar encontra-se com Deus somente em momentos espetaculares ou importantes (nas Igrejas, Congressos, etc.,) pode significar a perda da oportunidade de encontrá-lo, pois o Senhor é frequentemente encontrado no meio de um sussurro suave, através de um coração humilde, de alguém com uma vida simples, sem nenhuma pompa, porém, cheia do Espírito Santo.

Quem sabe você não está aí, tentando ouvir Deus e não consegue por estar fazendo por uma maneira equivocada. Pensando que Ele só falará com você através de um poderoso e notório milagre...

Quem sabe você se sente tão inferiorizado por não viver a experiência de outras pessoas que afirmam terem tido uma experiência milagrosa com Deus. Talvez isso o incomode. Não por inveja, mas por não se sentir tão espiritual.

Quem sabe até você esteja pensando que se o Senhor não falar com você da mesma forma como os outros afirmam ouví-Lo é porque Ele desistiu de você. Não! De forma alguma.

Talvez o Senhor já tenha falado com você, mas você não conseguiu ouví-Lo... Sabe quando você quer falar com alguém que está em local muito barulhento e por mais que você fale alto, a pessoa não consegue te ouvir? É mais ou menos isso que quero te dizer. As vezes você está buscando ouvir Deus em meio às grandes manifestações, mas Ele quer encontrar-se com você no recôndito do seu secreto. Procure perceber Deus em todos os momentos, principalmente nos mais calmos, suaves, no silêncio de seu coração, etc.

Talvez a resposta que você esteja esperando de Deus já lhe foi dada de uma outra maneira, mas pelo fato de ter, de repente, faltado o "sobrenatural", você não tenha entendido. Um amigo, um desconhecido, podem ser instrumentos usados por Deus para lhe falar algo. Pense nisso.

Nós falamos com Deus através da oração. Mas Deus fala conosco de várias formas. Ele pode usar pessoas para serem porta-vozes de suas instruções. Pode falar com você através de uma música suave, enfim, de várias formas. O que é preciso é você ter discernimento para identificar quando é Deus quem fala. Porém, pode ter certeza de uma coisa. Quando ele falar, você não terá dúvidas.

Sabe aquela voz interior que te fala que você precisa deixar a vida que está levando e procurar uma Igreja?; que há tanta coisa a ser feita na obra de Deus e que você não pode ficar de fora?; aquela voz que diz que você precisa voltar para a Igreja e que você pode ser muito útil a serviço do Reino?; que você precisa entregar a sua vida a Jesus para que possa ser salvo e livrar-se de viver a eternidade no inferno? - De quem será essa voz? Minha? – Certamente não. Eu não tenho poder para isso.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz à sua Igreja...

Eu quero exortar você a procurar ouvir a Deus no silêncio de seu coração. Busque um momento de paz, de tranquilidade para isso. Se, possível, ponha uma música suave ao fundo, preferencialmente um louvor. Ore ao Senhor. Exponha a Ele suas dúvidas, suas ansiedades, seus medos e desejos. Depois, silencie-se. Espere Deus falar ao seu coração. Você vai se surpreender com a experiência. Pode ter certeza. Experimente.

20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Efésios 3:20-21 RA)

Que o Senhor te abençoe e te guarde, em nome de Jesus.



SOMOS CONVOCADOS À MESA DO REI

2 Samuel 9.1-13.

Esta passagem registra um ato de bondade do Rei Davi para com o filho de Jônatas, seu grande amigo e neto de Saul.

Conta a bíblia que certo dia o Rei Davi desejou saber se alguma pessoa da família de Saul ainda está viva...
E disse que se tivesse alguém vivo, ele queria fazer alguma coisa boa para essa pessoa, por causa de Jônatas, seu amigo e filho de Saul. Alguém com quem Davi comentou sobre isso, disse que não sabia mas que conhecia um escravo da família de Saul, chamado Ziba e que certamente poderia informar melhor a Davi.

Davi, então, mandou chamá-lo e perguntou:

– Você é Ziba? – perguntou o rei.
– Sim, sou eu mesmo, às suas ordens! – respondeu ele.
– Ainda existe alguém da família de Saul para quem eu possa fazer alguma coisa boa, como prometi a Deus? 
– Sim. Existe um filho de Jônatas, chamado Mefibosete . Ele é deficiente físico e tem uma deformidade em seus dois pés. - disse Ziba
– Onde está ele? – perguntou o rei.
– Na casa de Maquir, filho de Amiel, na cidade de Lo-Debar! – respondeu Ziba. 

Então o rei Davi mandou buscá-lo imediatamente. Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi em sinal de respeito. 

Davi disse:– Mefibosete!
– Às suas ordens, senhor! – respondeu ele.
– Não fique com medo! – disse Davi. – Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa.

Mefibosete se curvou novamente e respondeu:

– Eu não valho mais do que um cachorro morto! Por que o senhor é tão bondoso comigo?

Então o rei chamou Ziba, o escravo de Saul, e disse:

– Eu estou devolvendo a Mefibosete, o neto do seu patrão, tudo o que pertencia a Saul e à sua família. Você, os seus filhos e os seus empregados cultivarão a terra para a família do seu patrão Saul e farão a colheita para que eles tenham comida. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa.
Ziba tinha quinze filhos e vinte empregados.

Ele respondeu:
– Farei tudo o que o senhor mandar.Daí em diante Mefibosete passou a comer junto com o rei, como se fosse filho dele.

Mefibosete tinha um filho pequeno chamado Mica. Todos os que eram da família de Ziba se tornaram empregados de Mefibosete. Assim, Mefibosete ficou morando em Jerusalém e todos os dias comia junto com o rei.

O que me chama a atenção nessa história é que esse gesto do Rei Davi era absolutamente incomum entre os demais reis de sua época, pois, naquele tempo, a maioria dos reis procurava eliminar a família dos seus rivais, a fim de evitar que algum descendente procurasse apossar-se do trono. Davi estava, com aquele ato, cumprindo sua promessa de tratar com bondade, todos os descendentes de Jônatas, conforme 2 Sm 20:14-17

Mefibosete tinha medo de visitar o rei. Talvez por saber desse costume da época, temia por sua vida. Mas na realidade, o rei queria tratá-lo como príncipe. Não abrigava o coração do rei Davi, nenhuma maldade contra ele. Sua atitude comprovava suas intenções.

Às vezes eu penso em nossa semelhança com Mefibosete, pois, nosso Rei, o Senhor, está sempre nos convidando para uma vida de comunhão com Ele, e para estarmos à mesa com Ele, mas, infelizmente, muitos continuam dando desculpas para não aceitar o convite. Assim, deixam de desfrutar dos deleites que Deus tem reservado especialmente para esses momentos.

Você que está ouvindo esta mensagem, saiba que o Senhor deseja muito te dar uma vida vitoriosa, bem diferente dessa, que, talvez, você esteja vivendo.

Quem sabe, você esteja tão envolvido com o pecado e, por isso, acha-se indigno de ter comunhão com Deus? Ou, quem sabe, você conhece Jesus, mas tem cedido às tentações, tem fracassado em seus ideais, negligenciado na oração, tem dado brechas para o inimigo agir em sua vida e, por isso, como Melfibosete, sente-se como um cachorro morto, e pensa que Deus não perdoará você, não o aceitará de volta à sua mesa. – Você precisa saber amado(a) que não é desta forma que o Senhor pensa e muito menos age.

Procure a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; ore ao Senhor enquanto ele está por perto, ao seu alcance. Abandone sua vida de pecado e mude para viver livre e feliz na presença de Deus. Jogue fora seus maus pensamentos! Volte-se para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente os nossos pecados.8 O Senhor Deus diz:“Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. 9 Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus. (Is 55: 6-9)

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte;(Jr 29) ALELUIA!!! Glória a Deus!!!

Exatamente neste momento você está sendo chamado para reconciliar-se com Deus. Não importa a profundidade dos seus pecados, muito menos, a textura do lamaçal de suas desonras. Importa, sim, que você queira abandonar tudo isso, recomeçar uma nova vida de servidão ao Rei, banhar-se no rio que desce do trono de Deus e sentar-se à mesa com Ele. Isso é o que importa.

A Bíblia garante que você tem livre acesso à presença de Deus. Não há necessidade de absolutamente nada mais do que um arrependimento sincero para alcançar o perdão de Deus. Nenhum sacrifício lhe será exigido, muito menos qualquer penitência lhe será imposta, pois sacrifício agradável a Deus é um espírito quebrantado, um coração compungido e contrito Deus não o desprezará. É promessa d’Ele: Misericórdia, quero, e não sacrifício (Oséias 6:6).

Reconcilie-se com o Senhor. Não deixe passar mais esta oportunidade em sua vida. Não desejo ser extremista, mas realista: pode ser sua última chance, pois não sabemos quanto tempo de vida nos resta.

Deus quer fazer com você o mesmo que fizera a Melfibosete, quer proteger você, te dar o que de melhor você pode desejar – a salvação em Cristo Jesus, desfrutar de Sua companhia e permitir sentar-se à mesa com Ele todos os dias de sua vida.

Aí mesmo, onde você está, entregue seu coração a Jesus. Peça a Ele, com toda sinceridade de para perdoar os seus pecados, te dar uma nova chance e uma nova vida. Diga a Ele que você quer tê-lo como Senhor de sua vida e Salvador de sua alma.

Que o Senhor te abençoe e te guarde, em nome de Jesus.