quarta-feira, 17 de março de 2010

Não podemos perder tão grande e importante acervo cultural !

Existem coisas que deveriam ser mais e melhor divulgadas. Uma delas, sem qualquer dúvida, é o enorme acervo cultural que está disponível a todas as pessoas, inclusive, podendo ser não apenas consultado, como, também, reproduzido, sem que haja qualquer violação aos direitos patrimoniais de seus autores, pois encontram-se sob "domínio público".

Trata-se um material valiosíssimo, onde podemos encontrar desde obras de autores consagrados, como Machado de Assis (obra completa), Fernando Pessoa, mais uma infinidade de autores, como também, ouvir músicas consagradas de vários estilos, como Blues, Jazz, Músicas Contemporâneas, etc.  Podemos conhecer várias obras de Leonardo da Vinci, por exemplo, como "A Virgem dos Rochedos", "Madona Litta", "A Anunciação", entre outros.

 O Governo Federal disponibiliza ao público esse tesouro, via internet. No entanto, corremos o risco de perdê-lo por falta de acesso. Pasmem! Inclusive, há um e-mail rodando na net falando sobre isso.

Não sei a veracidade das informações sobre a retirada do conteúdo "do ar", mas, só de pensar na possibilidade, fico aflito. Num país onde se carece de tanta cultura, de tanto incentivo à educação, não podemos deixar isso acontecer. Vamos, pois, divulgar mais, de forma que todos os nossos amigos e pessoas de nosso relacionamento possam saber da existência de tão rico material. E não apenas isso! Vamos incentivá-los a mergulhar no oceano da cultura e conhecer esse tão grande e importante acervo cultural.

Ah, já ia me esquecendo... www.dominiopublico.gov.br

.

2 comentários:

BLOGZOOM disse...

Pois é, eu percebo que este tipo de cultura precisava ser mais divulgada, um dia visitei um instituto aqui na Zona Sul do Rio e descobri que lá no fundooooo... havia um predio voltado exclusivamente para fins musicais! E eu nem sabia disso, descobri ao acaso!

Dando Pitacos disse...

A divulgação de sites e eventos culturais deveria ser prioridade dos órgãos do governo, tarefa nem sempre simples para nós, cidadãos comuns e sem recursos.

O portal www.dominiopublico.gov.br é espetacular, e deveria ser mais divulgado, inclusive nas escolas e universidades.

Por isso, sua postagem é bastante relevante. Parabéns...

Postar um comentário