terça-feira, 1 de junho de 2010

Dicas para minimizar os riscos de transações bancárias pela internet

A cada dia crescem as comodidades`trazidas pela tecnologia. Junto com elas também, chegam muitos problemas. No entanto, por ser uma tendência constante e progressiva precisamos usufruir desses benefícios, sem, no entanto, negligenciarmos a segurança em sua utilização.

Para quem acessa o internet para fazer operações bancárias, por exemplo, precisa se cercar de cuidados para evitar surpresas desagradáveis. Não é preciso deixar de usar o serviço, mas apenas de observar alguns cuidados essenciais. Vamos a eles:


1 - Minimize a página.
Se o teclado virtual for minimizado também, está correto.
Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata!
Não tecle nada.

2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira vez .
Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada.
Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal.
Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.

3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer.
Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.

2 comentários:

Denielly disse...

Acho de extrema importância posts assim, para esclarecer a população sobre determinados assuntos, eu mesma faço quase tudo através da internet e lendo teu post irei me prevenir de mt coisa ...

=D

Anônimo disse...

Olá amado irmão Sylvio,

Sabe como descobri seu BLOG? Digitei "riscos nas transações bancárias pela internet" no Google e cliquei "enter". Estava procurando um tema para o nosso DDS aqui na Plataforma da PETROBRAS P-34 no litoral do Esp. Santo. De cara encontrei o seu BLOG e nele suas dicas para minimizar os riscos aos quais estamos expostos. De cara notei ter sido abençoado por acessar um BLOG de um servo do Deus Altíssimo.
Obrigado por me dar esta contribuição. A propósito, o seu BLOG se constitui numa iniciativa abençoadora e para o louvor do nosso Deus. Parabéns e que o Senhor de nossas vidas te abençoe ricamente. Já li um pedacinho do seu livro (o seu testemunho da luta judicial travada a favor daquela senhora (Davi) contra o gigante Golias. Não tenho nenhuma dúvida da intervenção poderosa do nosso Deus quando nos humilhamos perante a Sua face. Estarei pedindo um exemplar à Editora para ler e depois compartilhar com alguns amigos. Rogo as mais copiosas bençãos dos Céus sobre a vida desse valoroso irmão Advogado que tem buscado glorificar o Senhor Jesus no seu viver. A propópsito, não é exatamente isso que o Senhor requer dos seus servos enquanto aqui estiverem?
Receba o meu cordial abraço e que Deus te abençoe sobremaneira!
Irmão Gaspar (José Marcos Gasparini)
email: jgasparini@petrobras.com.br ou jmgasparini_007@yahoo.com.br.

Postar um comentário